Participe deste Blog. É isto mesmo Galera ! Gostaríamos de contar com a sua participação (contribuição) no nosso blog. Como ? É simples, basta enviar um e-mail para nós, no: pjdelaguna_equipe@yahoo.com.br , com um Tema (Assunto) de seu interesse, acompanhado ou não de fotos, ou para divulgar um evento do seu grupo de jovens (que vai acontecer, ou que já aconteceu), para que possamos enriquecer este Blog, que é seu também. Se você é Pejoteiro (da Família PJ de Laguna, ou de qualquer parte do Brasil), Amigo, Parceiro, ou apenas Admirador do nosso trabalho, sinta-se convidá-do (a) a colaborar com suas sugestões. Participe ! Jesus conta Contigo ! E nós também ! Então ? Estamos te esperando !

quarta-feira, 15 de maio de 2013

PJ 31 ANOS: O nosso sonho é a Vida.


PJ 31 anos: Um jeito de ser e fazer o projeto de Jesus Cristo


Estamos há exatos seis meses passados da Celebração estadual de 30 anos da Pastoral da Juventude em Santa Catarina. Também, a mesma alegria se faz na celebração e memória dos 31 anos de caminhada. Hoje, dia 15, de modo especial onde se faz memória da primeira Assembleia, organizada, que marca os primeiros passos da Pastoral da Juventude em Santa Catarina, quando a 15 de maio de 1982 se realizava a primeira assembleia regional, em Lages.

31 anos de caminhada que marcam e fazem acreditar e ser essência de nosso jeito de ser, crer, viver, sonhar, celebrar... Há seis meses atrás eu estava lá e vi, ouvi e senti as várias mãos se entrelaçando em uma grande ciranda na luta e defesa pela vida da juventude. Era de encher os olhos; os sorrisos e a certeza de que o grupo de jovens é lugar de amizade, de felicidade, de ser e celebrar a essência da vida.

Naquele dia quinze – que se estendeu até o dia dezoito – estava lá no meio da juventude. Eram tantos e tantas jovens líderes que buscavam formação nas oficinas específicas de cada temática, que faziam memória rezando a caminhada, que estavam atentos às provocações pelo seguimento do projeto e da pessoa de Jesus Cristo e da identidade e história da Pastoral da Juventude, que sonhavam e reafirmavam um jeito jovem de ser Igreja. E tem coisas que somente o/a jovem é capaz de compreender. O descobrir, entender e acolher o jovem como lugar teológico, que tanto nos lembra o documento 85 da CNBB, só faz sentido quando se aposta, se vive e se acompanha a piazada. É beber da mesma fonte. Compartilhar dos mesmos sonhos. Dar as mãos e caminhar junto. Fazer acontecer e estar em sintonia com a vida gerada é tempo de graça, de vida e celebração. 

Igreja jovem em missão, caminhando com Jesus, na contramão de tudo o que é diferente a proposta e bela notícia do Reino. Esse era o hino entoado e feito memória por tantas e tantos no decorrer da celebração e da caminhada. Hino, que belo por sinal tem a marca e o chão desses 31 anos de caminhada. Feito e entoado por jovens, trazendo presente as construções e a opção pela vida da juventude em nosso solo catarinense.

É, olhar para trás, fitar na mente e no peito cada sensação e emoção, parece ainda que tudo acontece ao mesmo tempo, a energia que vem de dentro, de Deus, que se expande aqui, ali e em todo lugar. Celebrar a vida é celebrar novos ares e novos tempos. É reconhecer no rosto da juventude catarinense tanta vida construída nestes 31 anos. São vocações presbiterais, religiosos/as, ministeriais, no trabalho, na política, nas mais diversas áreas, frentes e frontes de tantos e tantas que construíram e constroem essa caminhada. Celebrar a vida é energizar-se e encantar-se pela beleza dos nossos sonhos; é caminhar sendo testemunha fiel do Ressuscitado.

O olhar para trás também nos projeta no olhar contínuo, para frente, e olhar para frente animados pelo Seu projeto e pela Sua pessoa nos faz crescer e frutificar no chão da vida, enraizados na fé, encantados e reencantados no caminho da Civilização do Amor, sendo e fazendo a mudança que desejamos. 

Por isso, mais do que soprar velinhas, é sempre tempo de plantar e de colher as flores nesse jardim da vida, casa de todos nós, Pastoral da Juventude de Santa Catarina.


(Uilian Dalpiaz - Secretário Regional da PJ - SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: