Participe deste Blog. É isto mesmo Galera ! Gostaríamos de contar com a sua participação (contribuição) no nosso blog. Como ? É simples, basta enviar um e-mail para nós, no: pjdelaguna_equipe@yahoo.com.br , com um Tema (Assunto) de seu interesse, acompanhado ou não de fotos, ou para divulgar um evento do seu grupo de jovens (que vai acontecer, ou que já aconteceu), para que possamos enriquecer este Blog, que é seu também. Se você é Pejoteiro (da Família PJ de Laguna, ou de qualquer parte do Brasil), Amigo, Parceiro, ou apenas Admirador do nosso trabalho, sinta-se convidá-do (a) a colaborar com suas sugestões. Participe ! Jesus conta Contigo ! E nós também ! Então ? Estamos te esperando !

domingo, 17 de julho de 2011

Professor analisa o dia 13 de julho...

Análise do professor Marco A. Pereira sobre o movimento grevista e da votação:
É com pesar que me dirijo a ti nessa noite.
Entristecido, desiludido, em completa descrença nas instituições catarinenses que deveriam ser os pilares da democracia no Estado, mas que hoje provaram de forma incontestável estar a serviço da politicagem suja e do corporativismo.
O que se viu hoje na Alesc foi um dia vergonhoso. Dia 13/07/11: o dia da vergonha do Legislativo Catarinense.
Com raras exceções, os deputados se curvaram à caneta do Executivo como lacaios vulgares. Seus rostos vazios, expressões e palavras ensaiadas, homens sem brio e sem autoestima. Entregues aos conchavos de bastidores, alinhavados em jantares financiados pelo dinheiro público. Almas perdidas, gente que certamente foi criada por pais dignos e decentes, mas que na data de hoje foram contra tudo o que conheceram no passado.
Numa tarde infeliz, deitaram por terra o que poderia haver de honroso em suas carreiras e suas biografias. Em rápida votação, destruíram os sonhos e as vidas de milhares de famílias. Professores em atividade ou aposentados, todos foram traídos por uma classe de funcionários públicos que deveriam protegê-los. Os deputados deram claro recado aos funcionários em Educação no que tange a consideração por eles e seus esforços em formar um futuro para o Estado de Santa Catarina: nenhuma. Ato vergonhoso. Os “nobres” deputados da base aliada deixaram claro para toda a sociedade: professor deve ganhar pouco, trabalhar desmotivado e em escolas caindo aos pedaços. Não lhes importa que o Supremo Tribunal Federal, maior instancia judicial do país ache diferente. A corte de lacaios Raimundianos está ao (de) serviço da sociedade. Quanto mais “burros” e alienados forem os cidadãos, melhor para eles. Desculpe o termo grosseiro, mas o dia de hoje não deixou dúvidas da intenção governista. Mas, vale lembrar Rui Barbosa: “As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos.” O autoritarismo é perigoso para todos, sem exceção.
Espero que os professores e o SINTE consigam se reorganizar. E espero que a turma que abandonou a paralisação na ocasião da última assembleia estadual, perceba agora aquilo que o governo fez com eles e o que conseguiu alcançar com sua saída do movimento. Com o afastamento dos companheiros do oeste, o governo conseguiu pavimentar o caminho para a PLC 026, que na época da assembleia estadual, estaria já pronta para envio a Alesc. Mas o governo precisava de um motivo, uma desculpa, um erro dos grevistas para enviá-la ao plenário. Com a divisão do SINTE e o enfraquecimento do movimento, conseguiu. Justificou-a com o nosso erro. Não que precisasse angariar apoio de mais deputados, porque iniciou o ano de 2011 já com ampla maioria, mas porque queria legitimar o envio da 026. E foi com a divisão do movimento que o conseguiu. Prova disso foi a fala do deputado governista Darci de Matos na tarde de ontem: debochadamente, zombou dos professores ao questioná-los acerca de com quem o governo deveria negociar agora. Com o Sinte ou com algum partido político. Foi vaiado exemplarmente. Com certeza Darci de Matos nunca leu a biografia de Benjamin Franklin: “O orgulho que almoça vaidade janta desprezo.”
Se podemos afirmar que os deputados deram aula de descaso com a cidadania na data de hoje, também é verdade que a classe dos professores tem diante de si o último, oportuno e derradeiro momento de dar a sua aula, irretocável, de verdadeira cidadania.
Para tal é imperativa a inteira, completa e indivisível união da classe. Para que possam voltar a orgulhar-se dos títulos que possuem, os professores precisam de união. É hora de parar de sonhar com dias melhores e voltar à ação. Que se convoque nova assembleia estadual e que venham os bravos lutadores de todos os cantos do estado. Não importa em que palco seja, no litoral, no meio-oeste ou no extremo oeste, uma nova assembleia estadual deve ser o reencontro feliz de parceiros de luta, na reafirmação de ideias e ideal comum. Os professores do litoral estão dispostos a ir aonde for determinado, em busca dessa comunhão tão necessária. O importante é demonstrar a sociedade que os mestres, em todo o estado, não estão de braços cruzados para a batalha e muito menos caminhando em direção à ratoeira, como desejam alguns. Professores merecem respeito e admiração. E não desprezo e deboche. Ao fortalecerem o movimento reivindicatório, correto e justo, os docentes estarão proporcionando a seus alunos efetiva aula de cidadania e observância as leis. De nada adianta voltar para as salas de aula em pseudo-cidadania. A cidadania não é concedida e sim, conquistada. Quanto maior a luta, melhor o sabor da vitória. Se nos querem subjugados é porque sabem do nosso valor. Como dizia o nobre senador Roberto Campos, já falecido “A velocidade da flecha dignifica o alvo”. Precisamos que nos convençam disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: